terça-feira, 30 de março de 2010

38 Semanas de Gestação



Foi o dia mais incrivel da minha vida... Com 38 semanas, minha bolsa rompeu as 2:00hrs da manhã, e fui para maternidade, imaginava que eu teria calma para me preparar..mais que nada..rsrsrs...tomei um banho correndo e sai para o hospital, não sentia dores, só o liquido que não parava de sair, cheguei na maternidade e dei entrada as 3:00 hrs da manhã, e por lá ja fiquei, foi dado entrada na internação e a médica perguntou que parto eu gostaria de fazer, eu disse que queria normal, e ela disse que então era para eu aguardar que iria demorar, pois primeiro filho geralmente demora mais e eu ainda não estava com nenhum dedo de dilatação.
Após o rompimento da bolsa, eu sabia que eu poderia esperar no maximo 12 horas, então aguardei.. no meio desse tempo, tomei soro para dilatação, mais depois de 10 hrs aguardando, não tive nenhum dedo, dai chamei o médico e decidi a cesária, pois fiquei preocupada com meu filho, que estava bem e se mechendo nrmalmente.
Logo em seguida segui para o centro cirurgico e iniciamos o processo da cesaria, fiquei morrendo de medo de tudo, mais os médicos eram ótimos e foram me dizendo passo a passo como seria e me deixaram muito tranquila, restava apenas a ansiedade de ver o rostinho do meu filhote.
Assim que iniciaram a cirurgia, meu marido entrou na sala e já se preparado para assistir o parto, começou a fotografar....e em alguns minutinhos, la estava ele, um chorinho e a noticia...SEU FILHO NASCEU....É LINDO!!!
Logo em seguida, os medicos trouxeram ele até mim, e ai foi nosso primeiro encontro, assim que ele chegou perto do meu rosto, acabou o choro....é magico...
Minha anestesia passou rapido, em 2 horas ja estava no quarto, e dai foi só alegria... 48hrs depois fui embora para casa levando em meus braços, a minha vida, minha mais nova vida...

38 Semanas de Gestação

Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 3100g e sua medida, da cabeça ao bumbum ainda é de 35cm e sua medida total é de 47cm.

Desenvolvimento do embrião: O seu bebê pode estar com uma cabeleira invejável a esse ponto. Não se espante quando ele nascer e o cabelo dele não tiver nada a ver com o seu. No primeiro ano de vida os cabelos da criança pode mudar de cor e espessura várias vezes. Há também aqueles bebês que nascem bem carequinha e ficam assim por um tempinho após o nascimento.

Mudanças em seu corpo: Muitas mulheres não continuam a aumentar de tamanho nesse último período da gravidez, porém, o desconforto é um efeito que não pára e, tende apenas à piorar.
É claro que sua ansiedade está à flor da pele, procure manter-se sempre sob controle e saiba que os seus dias de grávida logo se transformarão em dias de mamãe.


Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.

36 Semanas de Gestação


Fim do oitavo mês, inicio do nono... Reta final, não via a hora do meu amor nascer... faltava muito pouco para esse dia chegar... No inicio do meu oitavo mês, fiz o meu chá de bebê, e o meu anjinho ganhou muitas fraldas e presentinhos lindos!!!
Nesse tempo todo, sempre tive ao meu lado, meu maridão, meus amigos e minha familia, meu aniversário foi no mês de julho, e fizemos uma festona julina em casa, comemorando... mal sabia que ele ja estava quase pra chegar!!!

36 Semanas de Gestação

Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 2750g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 34cm. Sua medida total é de 46cm.

Desenvolvimento do embrião: Ao olhar para a sua barriga nesses dias pode parecer engraçado de vez em quando. É que os cotovelos, joelhos e a cabeça do bebê podem não só serem sentidas como podem ser vistas desalinhando a forma de sua barriga. Isso ocorre quando o bebê está se espreguiçando ou quando ele troca de posição por um tempinho. As paredes do útero agora começam a afinar um pouco pois estas estão bem esticadinhas. Quando isso ocorre, o seu bebê pode começar a perceber e a diferenciar o rítmo diurno do rítmo noturno pois ele sente que está claro e sabe que sua mamãe está fazendo uma série de coisas e, quando está escuro, ela quase não se mexe, deve estar dormindo. Ele está também exibindo unhas novinhas em folha e um par de rins completamente desenvolvidos e prontos para operar suas funções. O fígado também já pode processar impurezas.

Mudanças em seu corpo: Agora há muito mais bebê dentro de seu útero do que líquido aminiótico. O seu útero até agora expandiu cerca de 1.000 vezes comparado com o seu tamanho original.
Durante a gravidez a mulher sente vontade de ir ao banheiro com maior frequência, você até que já estava acostumada mas, agora que está perto do final da gravidez, você praticamente fará do banheiro o seu segundo lar. Mesmo assim, não diminua a quantidade de líquidos ingeridos, especialmente água. O seu bebê e o seu corpo precisam muito de água.
O seu útero encontra-se agora provavelmente logo abaixo de suas costelas, o que, dá uma sensação de falta de ar de vez em quando.
Agora que só faltam 4 ou 5 semanas para o final da gravidez, a ansiedade que bate é enorme. Tente controlar-se ou você acabará sendo impaciente com as pessoas à sua volta por motivos que nem você sabe.
Prepare suas roupas e papéis para o hospital. Você ainda tem tempo mas nunca se sabe quando o bebê vai querer sair. Deixe tudo mais ou menos à mão ou em lugar de fácil acesso, em caso de não ser você quem vai levar a bolsa para o hospital.

Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.


Conheça varios tipos de parto


Conheça vários tipos de parto

O nascimento de uma criança pode ocorrer de várias maneiras e o ideal é que a própria mãe busque informações, ouça o seu medico e faça a escolha de como deseja que seja o “seu” parto, dentro das condições adequadas para ela.

No Brasil, 43% dos partos são cesáreas, o que contraria o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, a cesariana deveria ocorrer em apenas 15% dos casos, quando o procedimento natural representa riscos para o bebê ou a mãe.

Os partos começaram a ocorrer em hospitais há aproximadamente 70 anos. A partir daí, foram classificados em dois tipos: normal e cesariana, ambos realizados sob os cuidados médicos e com a mulher deitada - ou seja, na posição ginecológica horizontal clássica, e com as pernas apoiadas em perneiras.

Até bem pouco tempo atrás, os partos obedeciam às mesmas regras (e em muitos lugares ainda é assim): a gestante não tinha direito a acompanhante, com freqüência ficava em salas de pré-parto coletivas, sem liberdade de movimentação, e recebia, além da lavagem intestinal, uma sedação, soro com hormônios, manobras e intervenções (pressão sobre a barriga ou aplicação de fórceps rotineiro desnecessário) para acelerar o parto.

Além disso, na posição deitada de costas, com as pernas amarradas na perneira, pode haver redução do espaço do canal de parto para a passagem do bebê, bem como diminuição da circulação sanguínea que passa da mãe para o feto — com evidentes desconfortos ou mesmo prejuízo para ambos.

Foi na década de 1970 que o cenário começou a mudar, quando grupos de médicos e mulheres passaram a questionar o excesso de intervenções. Desde então, outros tipos de parto, mais naturais, se tornaram comuns. Veja a definição de cada um deles:

Parto normal (ou vaginal)

É a forma convencional de dar à luz, mas não precisa ser tão doloroso como era antigamente. Anestesias mais modernas, como a peridural e a raque, aliviam as dores do parto sem impedir que a mãe participe ativamente de todo o processo. O parto normal, comparado com a cesareana, evita possíveis complicações como hematomas, dores pélvicas e infecções, e ainda diminui o tempo da recuperação.

Ao chegar ao hospital, a mãe recebe acompanhamento da temperatura, pressão arterial e freqüência cardíaca do bebê. Medidas como o enema (lavagem intestinal) e a tricotomia (raspagem dos pêlos pubianos) não são mais procedimentos de rotina. No ritmo certo, as paredes do útero se contraem e fazem a devida pressão para impulsionar a criança para baixo e para fora. Em alguns casos, é feita a indução — estimulo das contrações com medicamentos ou com o rompimento precoce da bolsa; neste caso, com a saída do líquido da bolsa (líquido amniótico), o útero começa a se contrair, promovendo o desencadeamento ou a normalizacao do ritmo do trabalho de parto.

Parto cesárea (ou cesariano)

É uma cirurgia, o que significa que deveria ser realizado apenas em casos específicos, como sofrimento fetal, desproporção do tamanho do bebê em relação à pelve (bacia óssea), posição fetal invertida ou inadequada do bebe, infecção por herpes genital, hipertensão materna mal controlada, pré-eclampsia, diabetes. Como em qualquer cirurgia, os riscos de recuperação são maiores, o que aumenta o cuidado com todos os procedimentos. A anestesia mais desejável é a raque ou peridural; mas, em condições excepcionais, pode ser necessária a anestesia geral.

Após desinfecção da pele do abdome da gestante, campos cirúrgicos estéreis de tecido são colocados naquela região, os braços são acomodados e mantidos fora da área operatória. Em seguida, as paredes do abdome são abertas cirurgicamente por planos até o útero (sete camadas) por uma incisão de 10 cm feita acima dos pelos púbicos. O bebê e, em seguida, a placenta são retirados; o médico revisa toda a área operada, sobretudo para avaliar se não há qualquer ponto sangrando, e então o corte é fechado com pontos, plano por plano.

De todos os tipos de parto, esse parto cirúrgico é o de recuperação mais difícil, por ser bem mais lenta e dolorida, além de apresentar maiores riscos de infecções.

"Parto sem dor"

Começa no pré-natal. A mãe deve receber informações necessárias de como reconhecer as contrações e a hora de ir para o hospital.

Os métodos psicoprofiláticos – os mais conhecidos são Bradley, Lamaze e Hipnobirth –, desenvolvidos especialmente nos Estados Unidos, treinam a respiração para o relaxamento e a concentração da gestante na hora do parto. Desta forma, a mãe se sente segura e sentirá menos dor.

No Brasil, o chamado “parto sem dor” é feito com a aplicação de anestesia raquianestesia ou peridural, que alivia ou até inibe a dor no período de dilatação e contrações. Mas isso não quer dizer que o parto será 100% sem dor, porque durante o período de dilatacao algumas sensações são necessárias para que a mãe tenha uma atitude pro-ativa e perceba o momento de empurrar o bebê para fora no momento do período expulsivo.

Entretanto, existe o risco de perda excessiva de sensibilidade, o que resulta na perda de controle da mãe sobre o parto. Alguns médicos aplicam a anestesia apenas nos momentos finais, quando o bebê está saindo do útero, uma alternativa que deveria, sempre que possível, ser adotada.

Parto natural

Defendido pelos movimentos que lutavam pelo parto ativo (a mulher é quem faz o bebê nascer) nos anos 1980, o parto natural foi uma forma de retomar o sentido do nascimento e de seu processo natural.

Ele é igual em quase tudo ao parto normal, só que não há intervenções como anestesias, episiotomia (incisão no períneo, até há pouco tempo rotineira) e indução – o médico apenas acompanha atento o ritmo dos acontecimentos e a movimentação da mulher, no hospital ou em casa.

Parto de cócoras ou Parto das Índias

Assim como o parto natural, o parto de cócoras oferece a mesma vantagem de recuperação rápida. As diferenças estão na posição da mãe na hora do nascimento da criança, que fica de cócoras, e na posição do bebê, que deve estar necessariamente de cabeça para baixo (posição cefálica).

A presença de um acompanhante, principalmente do companheiro é mais do que bem-vinda, por este poder participar ativamente, dando apoio com o corpo atrás da mulher. A posição conta com a ajuda da gravidade e intensifica a eficiência das contrações e o esforço da mãe, acelerando o procedimento.

Ao contrário da posição horizontal, no parto de cócoras o processo é mais rápido, bem mais confortável e a mulher não sofre compressão de importantes vasos sanguíneos, o que poderia levar ao sofrimento do feto. Outra vantagem é que a área da pélve é aumentada em até 40% e a elasticidade do períneo é menos comprometida (mantendo sua integridade), o que facilita a passagem do bebê; já na posição horizontal, o feto é obrigado como que subir durante a expulsão para vencer a forma da curva pélvica, e exige da mãe um esforço muito maior para o mesmo fim.

Pesquisas realizadas no Brasil e em outros países comprovam os benefícios desse tipo de parto. Janet Balaskas, que liderou o movimento pelo parto ativo em Londres, nos anos 1980, comprovou que o parto de cócoras, além de acelerar a recuperação, reduz incidência de depressão pós-parto e de dificuldades com amamentação.

No Brasil, o dr. Moysés Paciornik e seu filho, dr. Cláudio Paciornik, fizeram pesquisas em comunidades indígenas do Paraná sobre o parto de cócoras. Convencidos de suas inúmeras vantagens, criaram uma cadeira para ser usada em hospitais que permite várias posições para a mãe, sem comprometer o conforto do médico. Apesar da prática e eficiente invenção, alguns hospitais alegam não ter essas cadeiras à disposição, e por isso, não recorrem a esse tipo de parto. O dr. Cláudio Basbaum, além de ter tido a oportunidade de visitar aquelas reservas indígenas, pode aperfeiçoar-se na técnica do parto de cócoras na Clinica Paciornik.

Parto Leboyer ou Nascimento sem violência

Criado pelo médico francês Frédérick Leboyer, que foi o primeiro a dar a devida importância ao bebe e ao vínculo entre mãe e recém-nascido, no momento do nascimento. Foi introduzido no Brasil em 1974, pelas mãos do obstetra dr. Cláudio Basbaum e divulgada sob o nome de “Nascer Sorrindo”. Caracteriza-se pelo uso de pouca luz, silêncio principalmente depois do nascimento, massagem nas costas do bebê, ausência da famosa palmada para fazer o bebê chorar e abrir os pulmões: essa transição respiratória é feita de forma suave, esperando o cordão parar de pulsar, colo de mãe, amamentação precoce, banho perto da mãe, que pode ser dado pelo pai.

A presença do pai na sala de parto e sua participação no primeiro banho do bebê foi pela primeira vez no mundo preconizada e adotada pelo dr. Cláudio Basbaum, mesmo no parto cesareana.

O Parto Laboyer é um exemplo de renovação do ritual do nascimento e apontado por psicanalistas como um meio de reduzir o “trauma” que significa para o bebê a saída do útero materno. Estudos realizados em “Bebes-Leboyer” defendem que esse tipo de parto gera crianças mais seguras, autônomas precocemente e emocionalmente equilibradas.

Parto na água

O parto é feita na água, de forma que o bebê sai suavemente de um líquido quentinho direto para outro. Em uma banheira com água na temperatura corpórea (37o), cobrindo toda a barriga e genitais, esse parto pode, assim como no de cócoras, ser realizado com o apoio de um acompanhante.

A água morna proporciona aumento de irrigação sangüínea, diminuição da pressão arterial e relaxamento muscular, o que provoca o alívio das dores e maior rapidez no trabalho de parto, se comparado ao parto natural, por exemplo. A água também ajuda na dilatação do colo de útero e dá maior flexibilidade ao períneo.

Começou na França com o obstetra Michel Odent, que usava banheiras com água quente para o conforto e alívio da dor das mães. Algumas delas se sentiam tão à vontade que os bebês nasciam ali mesmo. Esse tipo de parto se espalhou como um modismo pelo mundo inteiro e é opção de algumas gestantes.

Apesar das vantagens, esse tipo de parto não é recomendado para os prematuros, ou em casos de presença de mecônio, sofrimento fetal, mulheres com sangramento excessivo, diabetes, HIV positivo, Hepatite-B, Herpes Genital ativo e bebês com mais de 4 kg ou que precisem de monitoramento contínuo.Alem disso, requer condições de ambiente propicias além de profissional experiente neste tipo de assistência.

Parto a fórceps

Procedimento realizado apenas nos últimos momentos do parto, para poupar ambos, mãe e filho. O parto a fórceps acontece via vaginal e, atualmente, é um recurso utilizado apenas em casos de emergência ou de sofrimento fetal. O fórceps é um instrumento que funciona como uma pinça especial, com as extremidades em forma de colher, que e’ inserida na vagina para apreender, orientar e tracionar de forma adequada a cabeça do bebê, auxiliando sua saída do útero através do canal de parto.

32 Semanas de Gestação...


Finalzinho do setimo mês entrando no oitavo....ta chegando a grande hora... Nessa fase da gravidez eu já tinha feito a minha escolha de parto, no inicio, por muito medo que eu tinha, optei pela cesaria...depois, fui mudando aos poucos de ideia... e decidi que o parto normal, era a melhor coisa para meu filho e para mim também. Já estava tudo pronto, só aguardando a chegada do meu garoto... Coluna doia muito, a barriga super pesada já, sentia azia as vezes, pois as mudanças são muitas e o crescimento é incrivel também.
Convidei e encoragei meu marido a assistir o parto, a fotografar e ficar comigo nesse momento especial. O curso de gestante foi ótimo para prepara-lo.

E importante que a escolha do parto seja a penas sua, é você quem esta esperando um bebê, e só você tem que decidir oque será melhor.
Durante a gravidez eu aprendi uma coisa muito importante, não dar ouvidos a algumas pessoas. Muitos conselhor e historias que nos dizem, nos trazem insegurança, medo e muitas duvidas, por isso não se deixe levar pelas opiniões de outras pessoas, siga seu ritmo, seu coração e consulte sempre seu medico sobre qualquer decisão.


32 Semana de Gestação

Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 1800g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 29cm. Sua medida total é de 42cm.

Desenvolvimento do embrião: Os membros do bebê estão já tomando formas mais macias e o seu corpo é proporcional ao tamanho de sua cabeça. Ele está cada vez mais parecido com um recém-nascido. Você poderá notar uma diminuição de frequência em seus movimentos agora mas, não com o que se preocupar, isso ocorre porque ele está ficando quase sem espaço para virar-se e fazer suas brincadeiras de costume. Mas quando você sentir alguns movimentos notará que eles estão mais fortes que antes. Embora seu espaço já esteja ficando esprimidinho, acredite ou não, ele ainda tem muito o que crescer até o dia de seu nascimento.
Os órgãos do bebê continuam a aproximar-se da maturidade.

Mudanças em seu corpo: O seu útero encontra-se agora à 12cm acima de seu umbigo. Este último trimestre deve ser também o que você mais peso ganhou. Mas o fato de o bebê estar engordando bastante também influencia no seu ganho de peso.
Se você ainda tem dúvidas com relação ao
parto e ao hospital onde ganhará o seu bebê, não deixe de acertar todos os detalhes com o seu médico, como o tipo de parto desejado e se o hospital oferece e tem condições de atendê-la em sua escolha.
O dia do parto está chegando e nunca se sabe se o bebê vai decidir nascer antes da hora ou se você precisará de uma internação antecipada. Mantenha tudo em ordem. Se algo inesperado acontecer, você não será pega de surpresa. Prepare também o
enxoval do bebê, se você ainda não o fez.
Se você tem outra(s) criança(s) em casa, providencie ou já tenha em mente quem é que vai poder ficar com ela(s) enquanto você estiver no hospital.


Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 1800g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 29cm. Sua medida total é de 42cm.

Desenvolvimento do embrião: Os membros do bebê estão já tomando formas mais macias e o seu corpo é proporcional ao tamanho de sua cabeça. Ele está cada vez mais parecido com um recém-nascido. Você poderá notar uma diminuição de frequência em seus movimentos agora mas, não com o que se preocupar, isso ocorre porque ele está ficando quase sem espaço para virar-se e fazer suas brincadeiras de costume. Mas quando você sentir alguns movimentos notará que eles estão mais fortes que antes. Embora seu espaço já esteja ficando esprimidinho, acredite ou não, ele ainda tem muito o que crescer até o dia de seu nascimento.
Os órgãos do bebê continuam a aproximar-se da maturidade.

Mudanças em seu corpo: O seu útero encontra-se agora à 12cm acima de seu umbigo. Este último trimestre deve ser também o que você mais peso ganhou. Mas o fato de o bebê estar engordando bastante também influencia no seu ganho de peso.
Se você ainda tem dúvidas com relação ao
parto e ao hospital onde ganhará o seu bebê, não deixe de acertar todos os detalhese com o seu médico, como o tipo de parto desejado e se o hospital oferece e tem condições de atendê-la em sua escolha.
O dia do parto está chegando e nunca se sabe se o bebê vai decidir nascer antes da hora ou se você precisará de uma internação antecipada. Mantenha tudo em ordem. Se algo inesperado acontecer, você não será pega de surpresa. Prepare também o
enxoval do bebê, se você ainda não o fez.
Se você tem outra(s) criança(s) em casa, providencie ou já tenha em mente quem é que vai poder ficar com ela(s) enquanto você estiver no hospital.

Cuidados com o corpo na gravidez

É muito importante nessa fase de gravidez que a futura mamãe não se esqueça de cuidar dela. Se sentir bem, bonita e feliz. Por isso não devemos esquecer de alguns cuidados importantes que devemos ter em qualquer gravidez, não só com a primeira.








Cuidados estéticos na gravidez



Durante a gestação, o organismo da mulher sofre algumas alterações importantes, visando o bem estar do bebê que está por vir.

Um grande número de futuras mamães têm perguntas sobre os cuidados estéticos no período gestacional, dúvidas sobre o que se pode fazer e sobre o que está contra-indicado e as diferenças entre os trimestres da gravidez.

Este artigo busca esclarecer alguns pontos fundamentais.

Nesta fase, a mulher, além de estar sensível e suscetível a alterações psicológicas, experimenta muitas mudanças estruturais em seu corpo.

Devido ao elevado nível de cobrança pela beleza estética e o concorrido mercado de trabalho, as grávidas passaram a se cuidar mais e a se preocupar com cuidados estéticos desde os primeiros momentos da gravidez até após o parto.

Durante a gravidez, os cuidados resumem-se à: sessões de drenagem linfática, hidratação corporal, limpeza de pele e hidratação facial.

No pós-parto, após o período da amamentação os tratamentos convencionais estão liberados.

O primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado de todos. Nesta fase ocorre a formação do feto, é a fase em que ocorre a formação de todos os órgãos. Os cuidados com o uso de produtos e medicamentos é fundamental para que não ocorram má-formações no feto. Neste período, as mudanças estruturais ainda são discretas. Inicia-se um processo de acúmulo de líquidos e uma leve distensão abdominal. Pode-se dar início às sessões de drenagem linfática, mas não é recomendado drenar a região abdominal durante a gestação, embora a circulação linfática esteja localizada num plano bem acima do útero.

Sessões mensais de limpeza de pele e hidratação da pele também estão recomendadas desde o início. A escolha dos produtos deve ser bem cuidadosa e a preferência deve ser por cosméticos naturais.

O uso do filtro solar é obrigatório. As alterações hormonais da gestação propiciam o aparecimento de manchas chamadas melasmas. São manchas escuras em forma de asa de borboleta, localizadas principalmente na face. Uma vez instaladas, sua remoção é bastante complicada e trabalhosa, portanto, prevenir é o melhor remédio.

O uso de medicamentos e cosméticos deve ser discutido com o obstetra. Uma questão muito interessante é a química nos cabelos. É um consenso geral que ela deve ser evitada até o terceiro mês de gestação, porém muitos obstetras liberam o seu uso a partir daí: conversar com seu médico é fundamental, pois de repente não vai ser necessário manter incômodas divisões de cores nos cabelos.

No segundo trimestre da gestação o bebê já está praticamente todo formado e as mudanças corporais na futura mamãe já são maiores e mais evidentes: ocorre o aumento do volume do abdomen, o aumento da retenção de líquidos (inchaço de pernas e pés) e o aparecimento de varizes.

Para as varizes recomenda-se o uso de meias elásticas a partir desta fase, pois a gestante tem uma incidência maior de apresentar trombose nas pernas.

O eixo de equilíbrio do corpo também muda e passa a ser localizado anteriormente, com isso, o caminhar da gestante passa a ser pendular (parece o caminhar de um patinho) e a coluna é projetada para a frente aumentando a lordose da coluna. Por isso, além de continuar com todos os cuidados tomados no primeiro trimestre, deve-se fazer o fortalecimento da musculatura e sessões de RPG para melhorar a posição da coluna.

A partir desta fase deve ser feita a estimulação da pele do abdomen e, também a estimulação dos mamilos: a estimulação da pele do abdomen se dá através de manobras de massagem localizada com movimentos de pinçamentos, esta técnica visa estimular a circulação local e com isso reduzir o aparecimento das estrias. O uso de óleo de amêndoas também deve ser feito diariamente; cremes a base de uréia, vitamina E e óleo de semente de uvas também podem ser ótimas opções de hidratação.

Os mamilos devem ser massageados para a formação do bico e, assim facilitar a amamentação. Cuidado: o uso de creme hidratante nos mamilos não é recomendado, pois o creme irá tratar do mamilo, deixando-o com a pele suave e macia. O ideal é que o mamilo fique com a pele mais grossa e resistente, para evitar que a mamãe sofra com o aparecimento de fissuras durante o período de amamentação. O uso de bucha de banho nos mamilos e o banho de sol nesta área também está recomendado.

A partir desta fase a drenagem linfática nas costas deve ser feita lateralmente, ou seja, com a gestante deitada de lado. Além disso, para dormir, a gestante deve permanecer deitada de barriga para cima ou de lado voltada para a esquerda. Isso é muito importante, pois o ato de deitar do lado direito leva a uma compressão da artéria uterina e isso acarreta uma diminuição do batimento cardíaco do bebê.

O terceiro trimestre é o mais cansativo dos três.

O aumento do peso corporal e desequilíbrio da postura levam a um desgaste físico grande. Nesta fase, a gestante encontra dificuldades para fazer atividades corriqueiras como andar, dirigir, dormir e até respirar, devido à compressão do pulmão feita pelo aumento do útero.

A preocupação com o ganho de peso é fundamental para a melhor recuperação no pós-parto. A partir desta fase, a gestante passa a se programar para o parto. Os cuidados estéticos do terceiro trimestre incluem sessões de drenagem linfática com uma frequência maior, chegando até 3 vezes por semana. Proteção solar, limpeza de pele mensal e hidratação profunda do corpo para evitar as estrias(nesta fase ocorre a instalação delas) são essenciais.

Os cabelos devem receber cuidados especiais como hidratação. Durante a gestação é comum a queda de cabelo, portanto, evitar o excesso de química está mais do que recomendado. Conversar muito com o obstetra é fundamental.

A gestação é um momento único, divino e deve ser muito bem aproveitado e vivido intensamente.

Com pequenos cuidados, todas as mulheres podem ser lindas mamães.

Após o parto e após o período de amamentação os tratamentos estéticos estão liberados, mas é preciso lembrar que a gestação é um período de mudanças corporais, por isso é preciso entender essa fase maravilhosa e não ser muito exigente com o corpo.

28 Semanas de Gestação


Aproximadamente 7 meses... O tempo passou tão depressa que eu nem senti, essa foi uma fase da minha gravidez que voou, minha barriga crescia de mais dai pra frente, a cada semana ela ficava maior...
Nesse mês, o meu garotinho se virou para posição de parto, tive uma contraçãomuito forte, e já fui ao hospital para ver oque era, pois desdo sexto mês, sentia umas contrações, e m informei de era normal, são contrações que o utero da, uma preparação para o parto, e cada vez que se aproxima mais o dia, mais forte ela fica... Mais achei cedo de mais para sentir aquela dor tão forte, então corri para o hospital.
Quando cheguei, fui imediatamente atendida, e examinada, e descobrimos que o garotão encaixou....nossa...se o encaixe era assim, imagina o parto..rsrsrs... Ele estava muito bem, e o colo do utero estava fechadinho, então, descarte de nascimento prematuro...tudo ok!!!
Cheguei em casa e fiz as malas dele...rsrsrss...
Uma coisa deliciosa, a preparação para o nascimento... O quarto...as cores, a decoração...tudo é muito especial e importante. Eu tinha me mudado quando completei 6 meses...a primeira coisa da casa, foi o quartinho dele...claro!... Comecei o enxoval nessa fase... Um dia mais lindo que o outro na espera desse menino tão especial...

Cuidados com estrias e varizes é muito importante desdo primeiro momento da gravidez...

28 Semanas de Gestação

Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 1100g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 25cm. Sua medida total é de 35cm.

Desenvolvimento do embrião: Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebês comecem a sonhar. Sonhar com o quê? Ninguém faz a menor idéia. Mas o cérebro está bem ativo à essa idade. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais estão bem desenvolvidos.
Por volta desta semana também poderá ser possível sentir soluços do bebê. Pode parecer estranho no começo ou você nem venha a pensar em soluço quando sentí-los, você poderá achar que são os chutinhos que vinha sentindo até então mas logo você perceberá a diferença. Não há com o que se preocupar, os soluços são normais e duram pouco tempo.
Os cabelos da cabeça do bebê também estão crescendo mais e mais. Sobrancelhas e cílios estão presentes.
Você deve ter notado também que o bebê está ganhando bastante peso, especialmente se você compará-lo com 11 semanas atrás quando ele pesava apenas 100g e agora já está com mais de 1kg. Somente nas últimas 4 semanas, o seu peso dobrou.

Mudanças em seu corpo: Agora que o bebê está cada vez mais perto de sua caixa toráxica, você poderá começar a sentir que sua respiração está um tanto mais curta. Essa é uma sensação que começa agora e vai se estender até ao final da gravidez. E o pior é que ela não estará sozinha. Você poderá começar a sentir também dores nas pernas, devido ao aparecimento ou ao agravamento de varizes. E a sua barriga, cada vez maior, poderá dificultar para uma série de pequenas atividades do dia-a-dia como, levantar-se, deitar-se, abaixar-se, dirigir, e por aí vai...
O útero encontra-se agora à 8cm acima do umbigo e, você deve ter ganhado até agora por volta de 8 à 10 kg.

Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.



Alimentação para gestante


A alimentação é uma coisa importantissima na gravidez, aqui vai umas dicas para as mamães se cuidarem bem:

Alimentação na Gravidez

A grávida carrega dentro de si um outro ser, no entanto a velha ideia de que tem de "comer por dois" é totalmente incorreta. Pelo menos três meses antes de tentar engravidar, a mulher deve aproximar-se o máximo possível do peso ideal, pois não é aconselhável emagrecer durante a gravidez.

É importantíssimo manter um aumento de peso adequado para a gestação. A dieta da mãe durante a gravidez afeta a condição da criança ao nascer.

A grávida deve seguir uma dieta equilibrada e variada, rica em fibras, frutas e legumes e baixo teos de gorduras saturadas. Deve priorizar a qualidade e não a quantidade.

Este tipo de alimentação fornece as calorias e os nutrientes necessários às mamães e aos bebês, sem que a mãe adquira excesso de peso.

Tópicos sobre a Alimentação da Gestante
Aumento de peso na gravidez

Durante a gravidez, a mulher de estatura média tende a aumentar entre 9 a 12 quilos, devido a uma série de alterações que se verificam no organismo:

  • FETO - 3,2 quilos.
  • PLACENTA - 0,5 quilos.
  • LÍQUIDO AMNIÓTICO - ± 1 quilo.
  • ÚTERO - ± 1 quilo.
  • AUMENTO DO VOLUME SANGUíNEO - ± 1 quilo.
  • AUMENTO DO VOLUME DOS SEIOS - ± 1 quilo.


Feitas as contas, cerca de 7,5 quilos de aumento de peso resultam diretamente da gravidez. Os restantes correspondem a gordura e líquidos que se acumulam no organismo da grávida.

Evite açúcares, modere na cafeína e corte totalmente o álcool e o fumo

A mulher que deseja engravidar deve, antes de mais, cortar nos produtos açucarados, evitar o consumo de cafeína e abster-se de bebidas alcoólicas .

Segundo os especialistas, mais de 300 miligramas de cafeína por dia - o que corresponde, por exemplo, a mais de três ou quatro xícaras de café - pode reduzir a fertilidade em cerca de 27%. Por outro lado, há estudos que estabelecem uma relação direta entre o consumo excessivo de cafeína e o aborto ou anomalias no desenvolvimento do feto.


Se, no caso da cafeína, os médicos sugerem o consumo moderado, em relação ao álcool o conselho é mais radical: a abstinência. Tendo em conta estudos recentes, o ideal é que a mulher desista das bebidas alcoólicas antes mesmo de engravidar.


Outro fator de risco é o cigarro. Os especialistas tendem a aconselhar a mulher que deseja engravidar a deixar de fumar, na medida em que este vício pode gerar complicações graves durante a gravidez e parto.

É claro, que este conselho se aplica também ao consumo de todo o tipo de drogas.

Suplemento de vitaminas e minerais para gestantes

Por mais cuidado que se tenha com a alimentação, é aconselhável o recurso extra de suplementos de vitaminas e minerais (cálcio, magnésio e potássio), antes e durante a gravidez.

Os suplementos constituem apenas uma forma de reforçar as vantagens de uma dieta equilibrada e saudável. Mas lembre-se o suplemento não substitui de todo as, pelo menos, três refeições diárias.

Não exagere no sal

É necessária apenas uma pequena quantidade de não mais que 5g no final da gravidez. Não mais do que isto, porque este está presente na alimentação. Evite alimentos salgados, águas mineralizadas e seja suave no tempero. O excesso de sal pode ocasionar retenção de água e, por vezes, edemas. Favorece a hipertensão arterial em mulheres que já têm esta predisposição.



24 Semanas de Gestação

6 meses por ai!!!... barrigona já...e tudo na mais perfeita ordem... Evitei qualquer tipo de medicamento, não bebi, não fumei e nem perto de quem fumava eu ficava...
Me sentia muito bem, muito viva... Meu pequeno mexia de mais, dava cada chutão, e tinha soluço também... mais antes de descobrir que era soluço, fiquei assustada...ele dava uns pulinhos bem leves, e não parava, era um atras do outro...fiquei assustada, mais dai ao falar com um medico, eu descobri que era soluço.
Essa fase também, eu procurei um curso de gestante, onde aprendi muitas coisas importantes, e acho uma ótima dica para quem esta grávida, é muito gostoso. Se informe na maternidade onde quer ganhar seu bebê, ou até mesmo no serviço publico de sua cidade.
Não deixem de conhecer, e leve o papai junto também...

24 Semana de Gestação

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 21cm. O peso do bebê é agora de aproximadamente 540g.

Desenvolvimento do embrião: Como você pôde perceber, o seu bebê está ganhando peso rapidamente. Sua audição também está mais avançada agora. Ele pode ouvir e distinguir a voz da mamãe em tons diferentes, ouve as batidas do coração dela e os seus ruídos estomacais. Mas não é só isso, ele ouve praticamente tudo o que está acontecendo a sua volta e, uma latida de cachorro por exemplo, pode assustá-lo a princípio mas ele já vai se acostumando e quando nascer ele vai saber que já ouviu esse som anteriormente. Assim, lembre o seu companheiro de conversar com o bebê também, não é só a voz da mamãe que é importante mas a do papai também.
Se o seu bebê nascer por volta dessa época, ele tem 85% de chances de sobrevivência, com cuidados muito especiais. Mas, infelizmente, 50% das crianças nascidas tão cedo que sobrevivem, têm problemas sérios e permanente de desenvolvimento.

Mudanças em seu corpo: O seu útero encontra-se agora entre 3,8 - 5,1cm acima de seu umbigo. Deve ser um pouco estranho ver que o seu umbigo está começando a "aparecer demais". Não se preocupe, ele voltará a seu estado pré-gravidez pouco após o parto.

Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.


20 Semanas de Gestação


E lá estava eu... de 20 semanas, metade da gravidez... o que equivale a mais ou menos 5 meses...
Feliz da vida, esse era o inicio de uma fase deliciosa da gravidez... Não sentia absolutamente nada, apenas os deliciosos chutinhos que estavam ficando a cada dia mais fortes, era uma alegria que não cabia em mim, fazia tudo que costuma fazer, só diminui a intensidade das coisas... mais agi naturalmente, pois pra mim gravidez nunca foi doença, e sim mais um motivo para eu me sentir cheia de vida e de energia... comia de mais!!rsrsrs... Mais não tinha nenhuma restrição da médica, pois sempre fui magrinha e os meus exames estavão exelentes. A barriga estava grandona já...e eu ja me sentia a mulher mais linda e grávida do mundo...

20 Semanas de Gestação

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 14 e 16cm. O peso do feto é agora de 260g aproximadamente.

Desenvolvimento do embrião: Quando o bebê nasce, ele está coberto por uma substância esbranquiçada que é chamada de vernix. O vernix é secretado pelas glândulas da pele por volta da vigésima semana de gestação e tem a função de proteger a pele do líquido aminiótico.
Os cinco sentidos do bebê estão totalmente desenvolvidos. O seu sistema nervoso está criando conexões mais avançadas e complexas de células para funções específicas.
O sexo do bebê pode ser visto em um ultrasom realizado nesta semana mas ainda é possível que ocorra erros ou incertezas. O mesmo ultrasom também pode ajudar a reafirmar a data do parto baseando no tamanho, peso e desenvolvimento do bebê até agora.

Mudanças em seu corpo: Parabéns, você está na metade de sua gravidez!
O seu útero deve estar agora na mesma altura do seu umbigo. Após essa semana, você deverá estar crescendo em torno de 1cm por semana. Os médicos medem o tamanho do útero para ajudar a traçar o crecimento do bebê. Cada médico tem a sua maneira de medir mas o objetivo é o mesmo. Ao saber de suas medidas, não tente ficar comparando com outras mulheres grávidas pois como dito, cada médico mede de forma diferente (uns usam o umbigo como ponto de referência e outros o osso púbico) e cada mulher bem como o seu bebê vai crescer em proporções diferentes.

Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.





16 Semanas de Gestação


Seria mais ou menos 4 meses... Passaram meus enjoos e minha barriga teve um cescimento incrivel...ja dava pra ver que estav gravida, as roupas já não serviam mais...
No ultrasom a revelação...É MENINO!!! Meu principe Ryan já estava com nome escolhido, a sua identidade aqui...
Meu grande sonho estava a caminho.... Sempre sonhei em ser mãe, de um menino ainda...era perfeito, pois adoro menino...acho fofo de mais....
A cada ultrasom uma nova descoberta, cada vez mais parecido com um bebezinho mesmo...

16 Semanas de Gestação

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 108 e 116mm. E ele vai estar pesando 80g aproximadamente.

Desenvolvimento do embrião: As unhas estão bem formadas e pernas e braços estão mais longos agora, pernas mais longas que os braços. À cada semana que passa fica melhor para distinguir o sexo do bebê e é bom sempre lembrar o seu médico de verificar novamente se você vai querer saber o sexo do bebê com antecedência.
Dependendo de sua sensibilidade, será possível começar a sentir os movimentos do bebê à partir dessa semana mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres.

Mudanças em seu corpo: Conforme o seu bebê está crescendo e desenvolvendo, da mesma forma está o útero e a placenta. Há seis semanas atrás, o seu útero pesava 140g. Agora ele pesa 250g. A quantidade de líquido aminiótico em volta do bebê também está aumentando. Há no momento, em torno de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido por volta de 7,6cm abaixo do seu umbigo.
Entre 16 e 18 semanas de gestação o seu médico pode pedir um teste de Alfa-fetoproteína. Esse serve para indicar problemas como anencefalia e espinha bífida.
Agora que sua barriga está começando a crescer, é um bom momento para começar a reeducar sua posição para dormir. Nos próximos meses e especialmente no último trimestre da gravidez ficará cada vez mais difícil de encontrar uma posição confortável para dormir, por isso, comece desde já a deitar-se de lado. Dormir de costas não é uma boa idéia pois o peso do seu útero em crescimento põe muita pressão em veias importantes como a aorta que corre atrás do seu abdomen. Isso pode diminuir a circulação para o seu bebê e partes de seu corpo. Algumas mulheres sentem como se não pudessem respirar direito ao deitarem nessa posição.
Dormir de brusso põe muita pressão sobre o útero em crescimento. Não é recomendável à partir de agora. Tente acostumar-se a dormir de lado daqui para a frente
.

Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.

12 Semanas de Gestação


3 meses mais ou menos, enjoos ainda... e já notei uma barriguinha!!!!
Completei essas 12 semanas com uma linda noticia... pode ser um menino....
Já tinha escolhido até o nome...


12 Semanas de Gestação

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar por volta de 61mm. E o seu peso vai estar em torno de 8 e 14g.

Desenvolvimento do embrião: Poucas são as novidades para essa semana. As estruturas que foram formadas nas semanas anteriores, estão crescendo e tomando forma. À partir dessa semana, ou por volta desse período, será possível ouvir os batimentos cardíacos. O instrumento usado é chamado de doppler. Ele magnifica o som permitindo que o mesmo possa ser ouvido fora do seu corpo. (Não é um estetoscópio).
O esqueleto do feto tem agora centros de formação de ossos, ele está se preparando para transformar a estrutura cartilaginosa em ossos.
Os dedos das mãos e pés estão agora separados e as unhas ainda estão crescendo.
A genitália está se desenvolvendo e logo será possível distinguir em um ultrasom o sexo do bebê.
O seu sistema digestivo é capaz de absorver glucose. À base do cérebro do feto, a glândula pituitária está começando a produzir hormônios. Os hormônios são substâncias químicas produzidas em uma parte do corpo mas sua ação se dá em uma outra parte do corpo.
O sistema nervoso também está mais desenvolvido. O seu bebê se move, e muito, dentro do útero mas, infelizmente, ainda não é possível sentí-lo.
A quantidade de líquido aminiótico está aumentando e o seu volume total é agora de 50ml aproximadamente.

Mudanças em seu corpo: O seu útero está crescendo e, daqui para frente a sua gravidez estará cada vez mais óbvia. O útero tem uma habilidade incrível de crescer durante a gravidez. Ele aumenta sua capacidade entre 500 e 1000 vezes durante a gravidez e retorna ao seu tamanho usual poucas semanas após a saída do(s) bebê(s). Sua elasticidade é incomparável. Quando o bebê nasce, o útero tem um peso aproximado de 1100g quando o seu peso habitual, antes da gravidez era de 70g.
Nesse período de gestação, você provavelmente poderá notar que está se sentindo melhor fisicamente, um pouco mais disposta, às vezes a dor dos mamilos chega até a sumir ou diminui consideravelmente. Enjôos e náuseas podem fazer parte do passado. Isso não ocorre com todas as mulheres mas, é bem comum que os sintomas da gravidez agora comecem a parar de incomodar. Se essa é a sua primeira gravidez, você ainda deve estar usando as suas roupas habituais mas, se você já passou pela primeira experiência, você notará que sua barriga começará a aparecer mais cedo do que em sua primeira gravidez e, talvez você se sinta mais confortável em roupas mais soltas.

Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.

8 Semanas de gestação




Na oitava semana de gestação, eu ja estava tendo enjos, eram matinais, nada muito forte.
Já sabia da gravidez e estva muito feliz...
Cada dia era um dia especial...

8 Semanas de Gestação

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve ser de 14 - 20mm. Deve estar agora do tamanho de uma uvinha.

Desenvolvimento do embrião: Entre a oitava e vigésima semana, o seu bebê estará crescendo inacreditavelmente rápido e as partes de seu corpo são formadas já nas primeiras semanas de vida (como o coração e o cérebro) e, no futuro apenas se especializarão e ficarão mais complexas.
As placas dentárias estão se formando agora. A pele do feto é tão fininha como um papel e suas veias são claramente visíveis.
A pontinha de seu nariz está agora visível e as orelhas continuam se desenvolvendo bem como o ouvido. O tronco do corpo do feto está ficando um pouco mais alongado e reto. Seus cotovelos estão presentes e seus braços e pernas estão se alongando também. Dedos ainda não são visíveis mas sua formação já está sendo encaminhada.

Mudanças em seu corpo: O útero está crescendo, mas ainda não é notável pelo lado de fora, especialmente se esta for a sua primeira gravidez.
Muitas mulheres nessa época já reclamam de dores. Manter comida no estômago é um desafio para outras. Enfim, esses sintomas vão e vem, uma semana pode ser ótima e na outra não. E assim por diante vai seguindo os seus sintomas de gravidez.
Conforme o útero vai crescendo, é possível que você sinta um pouco de dor na parte inferior do abdômem ou nos lados. Algumas mulheres sentem o útero se contrair nesse período. O útero se contrai durante todo o decorrer da gravidez. Se você não sente nada, não se preocupe. Para umas mulheres é mais óbvio que para outras. Mas, se você notar algum tipo de sangramento vaginal, comunique o seu médico imediatamente.


Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.

Gestação a cada 4 semanas


Meu primeiro mês de gravidez foi tranquilo, tão calmo que nem sabia que estava grávida, não tive enjoos e nem um outro sintoma desagradavel, apenas os seios doloridos, os mamilos escuros e maiores e muito xixi...
Cada mulher é diferente, assim como nenhuma gravidez é igual a outra, então evitei ficar com certos receios quando alguém falava alguma coisa, como, eu passei muito mal...toma isso ou aquilo que é bom...
Todas as minhas dúvidas, tirei com minha médica e lendo bastante sobre cada mudança no meu corpo.
Tive uma grande curiosidade de saber cada mês como estava meu bebê, a formação dele, o que se formava a cada semana, então procurei informações, e agora vou dividi-las com vocês semana a semana...


4 SEMANAS DE GESTAÇÃO

Tamanho do bebê: Ainda muito pequeno. O seu tamanho varia entre 0.36mm à 1mm.
A mãe: Nesse ponto, você não ganhou peso e sua gravidez ainda não deu sinais claros de sua existência.
Como o bebê está crescendo e desenvolvendo: O desenvolvimento fetal ainda está em estágio primitivo mas grandes mudanças estão ocorrendo. A placenta, que tem função muito importante na produção de hormônios e transporte de oxigênio e nutrientes, está se formando e, as redes vasculares que contém o sangue materno estão sendo estabelecidas.
Gastrulação: A gastrulação compreende o processo de transformação do blastocisto em gástrula, estágio embrionário que se carateriza pela formação dos folhetos germinativos ou embrionários. Descrevemos a gastrulação do anfioxo, um cordado marinho, de 5 a 8cm de comprimento. Nesse caso, a gastrulação inicia-se pela invaginação do polo vegetetivo para o interior da blastocele, que progressivamente desaparece.
No final do processo podem-se reconhecer nitidamente dois folhetos: ectoderma (externo) e mesentoderma (interno). A cavidade delimitada pelo mesentoderma é denominada de arquêntero ou intestino primitivo, e o orifício de abertura do arquêntero é chamado de blastóporo. Num estágio mais avançado do desenvolvimento da gástrula, a região dorsal passa por um processo de achatamento, formando a placa neural. A seguir, as células ectodérmicas das bordas multiplicam-se até recobrir a placa, organizando as cristas neurais. A placa neural, então, invagina-se de modo a formar a goteira ou sulco neural, que originará o tubo neural, onde se desenvolverá o sistema nervoso central. Simultaneamente, o mesoderma, ou seja, as células do mesentoderma que forram o teto do arquêntero forma três evaginações: a evaginação central dá origem a um eixo de sustentação contínuo denominado notocorda; as evaginações laterais formam os somitos, bolsas cuja cavidade é denominada celoma. E o conjunto de células que revestem o tubo digestivo constitui o endoderma.
Nesse estágio, portanto, o embrião revela a presença de três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma), um tubo neural, uma notocorda e um intestino primitivo - arquêntero.
Mudanças no seu corpo: muitas mulheres estão esperando que a sua menstruação vai vir a qualquer momento ao final dessa semana, não sabendo ainda que estão grávidas.

As mudanças em seu corpo devem ser mínimas e entre elas estão, um pouco de dor ou desconforto nos seios e talvez o enjôo já esteja presente.

Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.


e-familynet

Contagem da Gravidez


Quando a médica me disse...4 semanas de gestação....Mais como assim??
Tive duvidas de como e porque essa conta era diferente. Dai comecei a pesquisar e descobri porque...


O método de contagem da idade gestacional começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação. Ainda não há bebê. A partir da concepção, no final da 2ª semana, pela nossa contagem, o bebê aparece e passará por uma série de transformações.

O desenvolvimento do bebê pode ser dividido em 2 fases muito importantes do ponto de vista da intensidade de crescimento e da formação e amadurecimento dos sistemas e órgãos.

O período embrionário, que corresponde às primeiras 9 semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É uma fase de intensa proliferação de células. Só para termos uma idéia, o bebê, que começou a desenvolver-se a partir de 2 células, chega ao final da 4ª semana com milhões delas. Esse é também o período de maior vulnerabilidade aos agentes teratogênicos, ou seja, as substâncias químicas ou os meios físicos e biológicos causadores de malformações.

O período fetal inicia-se a partir da 10ª semana pós-concepção e vai até o nascimento. Nesse período o bebê será chamado de feto e os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento, até se apresentarem em plenas condições de funcionamento no final da gestação. De uma maneira geral, o bebê estará pronto para vir ao mundo com 40 semanas (varia de 37 a 42 semanas).

Múltiplos (gêmeos, trigêmeos, etc.): A contagem é feita da mesma forma. Se você é paciente que engravidou por fertilização "in vitro" (FIV), comece a contar 14 dias antes da transferência dos embriões para o útero.


Assim ficou mais claro para mim fazer as contas da minha gravidez...

A Importância do pré-natal


O pré-natal é a assistência que se dá à mulher a partir do momento em que ela engravida, no qual o médico procura diagnosticar e tratar doenças preexistentes, da realização de um diagnóstico precoce de qualquer alteração tanto da mãe quanto do feto para que dentro das possibilidades existentes hoje elas possam ser corrigidas.

O pré-natal é muito importante para que se tenha uma assistência também psicológica e emocional para a mulher, pois este é um período onde a mulher vive uma fase mais sensível, mais emotiva, onde surgem muitas dúvidas e medos. E é fundamental que possamos também orientá-las e ajudá-las a se situar de uma maneira equilibrada e tranqüila, simplesmente voltada às sensações boas e novas que ela começa a apresentar. Através de um acompanhamento é possível assegurar maior equilíbrio à gestante.

Regularidade

No pré-natal tem-se inicialmente consulta mensal e depois que a paciente chega à gravidez a termo, passamos a ter consultas com intervalos menores, dependendo de cada caso. Durante essas consultas mensais é claro que qualquer coisa que aconteça de diferente este intervalo pode mudar, comenta.

No início do pré-natal são feitos alguns exames básicos na tentativa de diagnosticar algumas patologias que possam afetar a mãe e o feto durante a gestação. Os exames de uma maneira geral são: grupo sangüíneo, hemograma, glicemia, pesquisa de toxoplasmose, rubéola, sífilis, fezes, urina justamente visando detectar alguma alteração que possa ser tratada .

Hoje existem recursos em termos de exames mais modernos que podem ser feitos para diagnosticar algumas patologias cromossômicas, como por exemplo, biópsia vilo corial para detecção principalmente da Síndrome de Down. Hoje já existem métodos menos invasivos como a translucência nucal através do ultra-som, se fazendo o rastreamento das mulheres que iriam realizar exames mais invasivos.

Importância

No pré-natal é importante haver uma seleção das chamadas gestações de alto risco, onde estas pacientes teriam que ter uma assistência maior. Dessa forma, a grávida iria se submeter a exames mais específicos e com isso também fazer que as condições de alto risco sejam minimizadas com a intenção de que a mãe e o feto cheguem a um final de gravidez normal e satisfatório.

Os especialistas reforçam a importância do pré-natal lembrando que a mulher de hoje, considerando sua ascensão sócio-político e econômica tornou-se mais exigente em termos de acompanhamento, cobrando um maior suporte e atenção a nível médico.

A Descoberta


Depois que voltamos de viagem, seguimos nossas vidas, muito felizes por estarmos juntos depois de enfrentarmos tantas coisas, vencemos preconceitos e nos tornamos marido e mulher. Dias depois, me senti estranha, seios doloridos e muita vontade de fazer xixi, toda hora, a noite 5 vezes sem parar.... Algo estava estranho.... Um dia fui tomar meu banho, e notei meu peito maior, os mamilos escuros e grandes, achei muito estranho, e resolvi fazer um teste de farmacia, pois achei que pudesse ser uma gravidez psicologica, tive isso quando era mais nova, minha menstruação sempre foi atrasada, então não tinha como me basear nela. No dia 16 de dezembro de 2008, às 7:00 da manhã, fui fazer o teste, com toda a certeza do mundo de que não era nada...quando de repente, aparece dois risquinhos, que significavam POSITIVO... Comecei a tremer...corri chamar meu marido...e ja fui logo procurando na lista um medico Ginicologista Obstetra, Ja marquei para as 8:30...encaixa... Passei 3 horas par ser atendida...uma eternidade para mim... Quando entrei na sala, expliquei tudo a medica, e ja fui logo fazendo um ultrasom... aperta aqui e ali... e lá estava, menor que uma sementinha de melancia, o meu filho...e a noticia da medica... PARABÉNS MAMÃE!!!! Você está gravida de 4 semanas (1 mês) Uma alegria com medo ao mesmo tempo...e já logo em seguida varias duvidas... bombardiei ela de perguntas... e na mesma hora comecei meu pré-natal, umas lista de exames de sangue, que ja colhi na mesma hora, pois ainda não havia comida nada... Sai da sala dela e ja com o celular na mão comecei asligações, meu marido foi a primeira pessoa a ser avisada....VOCÊ VAI SER PAPAI...ESTOU GRÁVIDA MESMO!!!... e dali pra frente, minha vida foi mudando...pra melhor...