terça-feira, 30 de março de 2010

20 Semanas de Gestação


E lá estava eu... de 20 semanas, metade da gravidez... o que equivale a mais ou menos 5 meses...
Feliz da vida, esse era o inicio de uma fase deliciosa da gravidez... Não sentia absolutamente nada, apenas os deliciosos chutinhos que estavam ficando a cada dia mais fortes, era uma alegria que não cabia em mim, fazia tudo que costuma fazer, só diminui a intensidade das coisas... mais agi naturalmente, pois pra mim gravidez nunca foi doença, e sim mais um motivo para eu me sentir cheia de vida e de energia... comia de mais!!rsrsrs... Mais não tinha nenhuma restrição da médica, pois sempre fui magrinha e os meus exames estavão exelentes. A barriga estava grandona já...e eu ja me sentia a mulher mais linda e grávida do mundo...

20 Semanas de Gestação

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 14 e 16cm. O peso do feto é agora de 260g aproximadamente.

Desenvolvimento do embrião: Quando o bebê nasce, ele está coberto por uma substância esbranquiçada que é chamada de vernix. O vernix é secretado pelas glândulas da pele por volta da vigésima semana de gestação e tem a função de proteger a pele do líquido aminiótico.
Os cinco sentidos do bebê estão totalmente desenvolvidos. O seu sistema nervoso está criando conexões mais avançadas e complexas de células para funções específicas.
O sexo do bebê pode ser visto em um ultrasom realizado nesta semana mas ainda é possível que ocorra erros ou incertezas. O mesmo ultrasom também pode ajudar a reafirmar a data do parto baseando no tamanho, peso e desenvolvimento do bebê até agora.

Mudanças em seu corpo: Parabéns, você está na metade de sua gravidez!
O seu útero deve estar agora na mesma altura do seu umbigo. Após essa semana, você deverá estar crescendo em torno de 1cm por semana. Os médicos medem o tamanho do útero para ajudar a traçar o crecimento do bebê. Cada médico tem a sua maneira de medir mas o objetivo é o mesmo. Ao saber de suas medidas, não tente ficar comparando com outras mulheres grávidas pois como dito, cada médico mede de forma diferente (uns usam o umbigo como ponto de referência e outros o osso púbico) e cada mulher bem como o seu bebê vai crescer em proporções diferentes.

Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário