quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pós-Parto, cuidados com a mamãe


Pós-parto

Veja aqui as primeiras mudanças após o parto

Puerpério, este é o nome dado ao período pós-parto, que é o período que se inicia após a saída da placenta (dequitação) e termina com a primeira ovulação da mulher.
Ovulação esta que, pode ocorrer de 6 a 8 semanas após o nascimento do bebê para as mulheres que não estão amamentando. Já para as mulheres que amamentam, a ovulação pode levar de 6 a 8 meses para ocorrer.
Após o parto, o seu corpo não terminou com o processo de mudanças que começaram lá no dia da concepção. O bebê agora saiu mas seu corpo ainda precisa se recuperar do parto e as mudanças continuam. Há a recuperação física, há alterações hormonais, há o início da lactação (produção de leite) e há as mudanças psicológicas, afinal, agora você tem um bebê para cuidar.
Este período logo após o parto é chamado popularmente de resguardo, dieta ou quarentena.


Hemorragia Vaginal

Nas primeiras horas após o parto, é normal que haja uma hemorragia vaginal, acompanhada de coágulos. É um sangramento bem mais intenso que o de menstruação. No hospital, vai exigir a troca de absorventes muitas vezes ao dia. Ao se levantar pela primeira vez, você sentirá como o fluxo desce.
Esta hemorragia inicia-se com o descolamento da placenta da parede uterina. Nas primeiras horas é bastante intensa mas com o passar dos dias vai diminuindo e ficando mais parecida com uma menstruação que durará cerca de 40 dias. Evite, neste período, a utilização de absorventes internos, o fluxo deve sair e não ser contido.


Cansaço
É um dos sintomas pós-parto. Primeiro era a ansiedade pelo parto, depois o trabalho de parto e agora você está em fase de recuperação do parto e tem um bebê que precisa de você ao mesmo tempo. Nesta fase, é normal que você tenha entre 3 a 4 horas de sono seguidas, no máximo. Mas, lembre-se, é passageiro.

Dificuldade para urinar
Nas primeiras horas após o parto, pode ser difícil urinar. Veja o que pode causar isto:

* A bexiga está traumatizada
A bexiga pode estar traumatizada por toda a pressão exercida no parto pela cabeça do bebê e pode ficar paralizada por algumas horas após o parto. Pode estar cheia e talvez você não sinta vontade de urinar.

* A bexiga está sensibilizada pela anestesia
A anestesia do parto pode diminuir a sensibilidade da bexiga por algumas horas após o parto.

* A dor perineal impede a evacuação da bexiga
A dor perineal pode provocar um espasmo na uretra e não permitir a evacuação da bexiga.

É importante urinar nas primeiras 6 a 8 horas após o parto. Se isto não ocorrer, pode haver complicações. Mas não se preocupe pois a enfermeira te perguntará várias vezes sobre a vontade de urinar e te dará instruções para tal.

http://www.e-familynet.com

Um comentário:

  1. Gostei muito do conteúdo de seu blog,nos ajuda muito a tirar nossas dúvidas serei mamãe pela primeira vez e fiquei muito feliz ao visitar seu blog.

    ResponderExcluir